domingo, 17 de novembro de 201917/11/2019
Postada em 01/10/2019 ás 12h26 - atualizada em 14/10/2019 ás 14h11
Plano Diretor de Turismo

Capela

Acredito que as cidades de pequeno porte serão muito beneficiadas com o desenvolvimento do turismo. Nossa cidade, São Sebastião da Grama, nos oferece uma qualidade de vida que muito cativará o turista com sua simplicidade de cidade do interior e sua tranquilidade em relação a segurança pública e as peculiaridades de passeios, trilhas e produtos característicos da terra. Vamos apresentar a nossa querida cidade em breves palavras de modo que os turistas tenham segurança de suas necessidades básicas e também sejam apresentados as nossas festas, passeios e produtos.

A cidade localiza-se a 150 km de Campinas e 250 km de São Paulo, sendo também próxima a São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Poços de Caldas-MG. Temos aproximadamente 12.000 habitantes sendo distribuído entre urbana, cerca de 70%, e rural, 30%. A economia é predominantemente agrícola sendo o café nosso carro chefe, temos o café de montanha de ótima qualidade, premiado em vários concursos de experimentação de cafés de qualidade.

Temos uma boa infraestrutura básica para receber visitantes. Nossa segurança é de responsabilidade de uma unidade da polícia militar, uma unidade da polícia civil e da vigilância patrimonial da prefeitura. A saúde contém 4 unidades da saúde da família que cobre praticamente toda população. Também temos um pronto socorro 24 horas continuas de funcionamento, onde as intercorrências, doenças agudas e acidentes, além de outras, são atendidas, e os casos mais graves, nossa Santa Casa da Misericórdia está anexa ao Pronto Socorro, atendendo internações do SUS, convênios e particulares. Os hotéis e pousadas rurais, que acomodarão o turista com conforto, para uma estadia agradável. Várias festas e eventos, nos quais incluiremos no nosso calendário turístico. Nossas festas mais tradicionais são: Festa de São Sebastião; Carnaval da Família,    Passeio Ciclístico; Encontro de Jipeiros e Gaioleiros; entre outras.

Nossa topografia montanhosa da Serra da Mantiqueira nos fornece várias cachoeiras, trilhas para passeio de Jeep, gaiola e outros. Estamos selecionando vários roteiros para passeio turístico com visitação as fazendas de café, cachoeiras, as plantações de oliveira e macadâmia. Alguns pontos turísticos como a Capela que imita o chapéu do papa, na Fazenda Rainha, onde temos a última obra em vida do Oscar Niemeyer, e também a Capela da Pedra, na estrada do Fartura e outros.

Outro ponto forte a ser explorado será a visitação e degustação em empresas do produto da terra, como nosso Laticínio Roni, Torresmo do Carlão, Doce Gui Gui, e as fazendas de cafés, oliveiras e macadâmias. Em muitos lugares, temos os queijos frescos, o pão caseiro, o torresmo, doces e outros encantos.

São Sebastião da Grama passa também o roteiro do Caminho da Fé, coincidindo com propriedades que serão parceiras no programa de turismo, como por exemplo, o Senhor Vanti Malagutti, com seu café, pão caseiro, torresmo e seu encanto.

Enfim, a Prefeitura Municipal, a equipe do turismo, o Comtur, e a sociedade como um todo, estamos mobilizados com o intuito de instituir um programa de turismo efetivo que divulgue a cidade e ofereça ao turista estadia e atividades que provoquem o espírito de todos para que desperte a vontade de voltar.

São Sebastião da Grama um encanto de cidade na Serra da Mantiqueira venha nos visitar.

Prefeito Dr. Ricardo Ribeiro Florido

Clique aqui e baixe o arquivo "Plano Diretor de Turismo São Sebastião da Grama .pdf"