Quinta, 16 de julho de 202016/7/2020
PROJETO HORTA EDUCATIVA E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS.
Meio Ambiente e Educação
Postada em 04/06/2020 ás 13h17 - atualizada em 04/06/2020 ás 13h40
PROJETO HORTA EDUCATIVA E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS.

O projeto Horta Educativa, iniciado em 2018, terá agora sua continuidade, em razão da ótima aceitação pelos docentes e discentes da Escola “Complexo Educacional Cidade do Futuro”,assim, que os alunos voltarem às aulas presenciais.

No ano de 2019, o número de alunos atendidos foi de, aproximadamente 250 , um aumento significativo de 50 alunos comparado ao ano de 2018. Para o ano de 2020, o número aproximado de alunos é de 230. Assim, foram construídos mais três canteiros, confecção de placas lúdicas e compra de sombrite, tudo parar melhorar e aperfeiçoar o projeto.

Em síntese, o projeto abrange escolas cadastradas e escolhidas para serem contempladas com hortas educativas a fim de proporcionar aulas práticas de Educação Ambiental na rede municipal de ensino (zona urbana) e agregar conceitos de produção sustentável.

Os alimentos produzidos foram inseridos na alimentação dos alunos e o excesso recolhido, distribuído e sorteado para alguns alunos através de kits personalizados em dias festivos desenvolvidos pela equipe escolar.

O intuito do projeto é estabelecer aulas práticas de Educação Ambiental através de cultivo de hortaliças em canteiros próprios para alunos de 7 a 10 anos de idade e ensiná-los sobre produção sustentável de alimentos.

Também, conseguimos demonstrar para os pais, através de reuniões e materiais a importância deste tipo de didática para seus filhos, pois aprendem conceitos e noções básicas de sustentabilidade e produção sustentável de hortaliças.
Visamos também atentar sobre a boa alimentação, adotando refeições saborosas e diversas feitas pelos próprios alunos. Claro, com ajuda e supervisão de professores e funcionários.

No ano de 2019, trabalharemos com foco em obesidade infantil e suas realidades, atentando ao risco desses problemas, além de promover a produção sustentável de alimentos e sua importância para o meio ambiente.
Além, dos temas de saúde e alimentação, os alunos aprendem conceitos de botânica básica, como processo de germinação de sementes nas bandejas, estimulando conhecimento de seres vivos.