Quinta, 16 de julho de 202016/7/2020

Parque Ecológico das Águas contribui para processos erosivos e alagamentos
Controle de processos erosivos e alagamentos
Alexandre Lotti São Sebastião da Grama - SP
Postada em 19/06/2020 ás 14h10
Parque Ecológico das Águas contribui para processos erosivos e alagamentos

Plantio de Árvores na área

A Prefeitura Municipal de São Sebastião da Grama, através do setor de Planejamento e Serviços Urbanos, somado a contratação de empresa terceirizada concluíram o “Parque Ecológico das Águas”. O local, conforme Plano Municipal de Macrodrenagem era passível de grande erosão e suscetível a alagamentos, uma vez que abrigava uma área de “brejo” e “matagal”.

As obras iniciaram-se no ano de 2017 com o intuito de construir uma área ambiental com 3 (três) lagos e plantio de árvores em todo o local. Segundo o chefe do Executivo, será realizado ainda no local, uma “gruta” de Nossa Senhora Aparecida, embelezando ainda mais o local.

Naturalmente, mesmo sendo uma obra de melhoria no local, o Plano Municipal de Macrodrenagem apontou problemas, conforme citamos acima. Portanto, após conversa com os gestores da área urbana e a Coordenadoria de Meio Ambiente, optou-se por concluir a obra e sanar os problemas de erosão da área.

A referência citada acima encontra-se nas páginas 57 e 58 do próprio Plano de Macrodrenagem e está a disposição de todos os interessados no setor de meio ambiente.

O intuito é sanar e melhorar alguns itens mencionados no referido Plano, favorecendo o controle erosivo e alagamentos. Espera-se alcançar os seguintes resultdos:

1.Eliminar pontos de erosão e alagamento: de acordo com o plano, foi apontado apenas uma área de risco de erosão, conforme citada no referido relatório e sanada. Os demais pontos são travessias e referem-se à alagamento e vazões;

2.Atualizar às 15 (quinze) travessias do Plano para o próximo ano para apontar quais realmente ainda precisam de manutenção e então, sanar o problema;

3.Evitar que os 2 (dois) principais rios do município sofram processo de assoreamento;

4.Mapear, através da atualização do Plano, novas áreas futuras que possam ser passíveis de alagamento ou erosão.